quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008


Fiz esse versinho quando tinha 10 anos: "amor a primeira vista é o amor de um artista".
O assunto hoje é AMOR A PRIMEIRA VISTA, funciona?
Existe?
Pode ser verdadeiramente chamado de amor?
Todos nós temos uma sensação de vazio, de incompletude e que só nos completamos de verdade quando encontramos uma outra metade. Pessoas que estão muito insatisfeitas com sua situação tendem a procurar possibilidade a sua volta vendo metade em todos os lugares, nem sempre de uma maneira criteriosa e não ligada a valores que deveriam destacar-se na escolha sentimental, nesse caso, quem solta suas flechas não é Herus e sim a pessoa e quando correspondido chama de "amor a primeira vista".
Estou cansada de falar que o homem gosta do que vê enquanto a mulher do que ouve.
Assim, quando um homem se "apaixona a primeira vista", trata-se de um desejo visual forte que pode ser confundido com encantamento inicial que já significaria amor e não, verdadeiramente, uma simples intensão ou desejo sexual ativado pelo visual.
No caso da moça, trata-se da imaginação, do destaque social que o homem tem. Calma, não é isso que vocês pensam. Pessoas que se destacam entre os amigos, seja falando, rindo ou qualquer coisa tende a chamar mais atenção e ser vítima de olhares femininos e conseqüentemente de encantamento inicial, trata-se da idéia do que ele pode ser, forma-se uma idéia de quem ele seja. E o fato de existir um interesse de um pode gerar o interesse da outra, trata-se de uma bilateralidade que transforma-se em amor e parece que aquela outra metade que estamos procurando a tanto tempo surgiu, foi encontrada e a gente mais ou menos rapidamente tem a sensação de incompletude preenchida. Pode-se saber muito de uma pessoa pela aparência (já disse, para mim mudanças começam de fora para dentro) mas não tudo e o velho e bom diálogo nunca pode ser trocado pelo "olhar a primeira vista".
Pode surgir envolvimento por essa via, mas nada substitui o conhecimento inicial, troca intelectual, a descoberta do outro ser e o desenvolvimento do sentimento. Para mim, paixões que surgem com o tempo são mais sólidas e só consigo sentir aquela sensação de aconchego com sentimentos trabalhados/talhados com o tempo, quando se descobre a subjetividade da pessoa, seu caráter, sua intelectualidade, enfim, as pequenas coisas que fazem a peculiaridade no relacionamento. No entanto, acredito em amor a primeira vista, acredito que estamos tão carente que é possível encontrar possibilidade em todos os cantos.

Nenhum comentário: