domingo, 11 de março de 2007

Ontem a noite eu e Karízio saímos para o "bebe blues e como jazz" e eu fui aprender a jogar xadrez, foi tão bom!

Ele me contando toda a mitologia do rock o movimento de cada pessas, porque não se pode pular peça, porque o peão "ataca" pelos lados. Me diverti bastante, tinha tentado jogar xadrez com meu pai diversas vezes, mas nunca dava certo, sei lá... Faltava um pouco entrar no jogo, para mim, xadrez era uma dama só que cheia de regras. Mas de repente, me vi com unhas e dentes protegendo meu rei.
Deixa eu contar o valor de qualquer peça.
Primeiro, o objetivo do jogo não é comer mais como se pensa e sim defender o rei. Para isso é necessário posicionar bem as peças, "dominar o centro", e esse é o papel de peão. O peão é a menor peça do jogo, são oito eu acho, e atacam pela diagonal e só pode andar uma casa, ao encostar no outro lado oposto ao tabuleiro (o peão) você pode pedir que ele se transforme em outra peça, uma rainha por exemplo, e poderá ter quantas dessas peças o número de peão encostar.
A próxima peça que vou apresentar são os cavalos, os cavalos ocupam as casas no lado interior das torres. Por que? Mais ou menos por isso: O estábulo fica ao lado das torres, num castelo. Legal né? O seu movimento é em L e entende-se que ele pode pular peças e dá enormes saltos porque tratá-se de um cavaleiro montando um cavalo, né? A próxima peça é a torre, que fica nos extremos do tabuleiro e se movimentam em linha reta. Não lembro do que ele me falou sobre a torre, porque parei para ouvir um casal que sentou-se ao nosso lado. Mas a sua cobertura só não é maior que a da rainha, que além de fazer esses movimentos pode andar peda diagonal. O lugar da rainha é ao lado do rei, se for branca na casa branca se for negra na casa negra. E como não tem trabalhos burocráticos ela pode se movimentar por qualquer direção. Há dois bispos, ocupando a casa branca e a preta, um é o conselheiro da rainha e o outro do rei, por isso seu lugar é ao lado da rainha e do rei. O problema é que ele só consegue vê as coisas em um sentido só anda pela diágonal e com isso só vê um lado da história, ou o branco ou o preto. Diferente da rainha, ele não consegue mudar de direção (por só vê um lado da história). O rei, finalmente, pode se locomover para todos os sentidos, no entanto, ele só pode andar uma casa por vez. Visto que, carrega todos o peso do reino nas costas (burocrácias e etc).
Finalmente, uma jogada que eu aprendi foi o rock, o rock é o rei e a torre trocarem de lugar para proteger o rei. E só pode ser feito quando nenhuma peça importânte (pobre peões) não estejam em perigo. Trata-se do rei ir se esconder na torre. Não é legal?
Outra coisa interessante é o fato de haver duas torres nos extremos o toda a nata do reino no seu interior, enquanto que os peões estão do lado de fora. Isso, também, tem uma justificativa, é que dentro do reino só moram os cavaleiros, o rei, a rainha e os bispos, enquanto que fora toda a peãozada, aquela parte pobre.
Pois é, isso é xadrez!
Agora, estou querendo de aniversário um tabuleiro de xadrez, quem quiser me dá, estou aceitando.
Mas um bonito, com o rei sendo rei, a rainha sendo rainha, algo legal!

Mudando de assunto

Estou colecionando meias-calça, pois é, daquele tipo arrastão, 3/4 e o que houver. Não me perguntem porque, me deu vontade de colecionar. Esse final de semana Josey vem aqui tirar umas fotos minha, para colocar no meu blog, fotos minha vestida de bailarina, vai ficar legal, né?
Por fim, sexta é meu aniversário e estamos querendo comemorá-lo no dia 23/03 para que o tocador esteja em João Pessoa, por enquanto, quem vai tocar é o amigo de Josey GUSTAVO, mas pode ser que a mãe de Mano ache alguém ou a própria Linalva encontre alguém.


Fazia tempo que eu não coloca um post monstrinho, né?
No momento estou no msn, com Jr D´Lila (fiquei feliz dele não ter mudado comigo depois que ele deixou de ser meu "cunhado", para mim foi especial. Porque mostou que a amizade dele é verdadeira. Torceu por nós, como não deu certo não deixou de ser amigo, legal pessoas assim, né?) e Linalva (que está virando minha amiga).

Nenhum comentário: