terça-feira, 29 de maio de 2007

Um dia desses estava lendo sobre um projeto de lei para extingüir o curso de JORNALISMO das universidades, partindo da premissa que qualquer pessoa poderia escrever aquilo que quer, bastava ter talendo. Leigos podem escrever, atores podem falar em frente a um microfone e qualquer profissional pode escrever sobre determinado assunta, basta que possua um pouco de conhecimento.
Verdade...
Mas e as coisas que se aprendem num curso de JORNALISMO?
Coisas importantes como ética?
Acho que a falta de formação de muitos jornalismo causa essa falta de ética que existe hoje.
Mas não é isso que quero falar.
Hoje em dia, com a internet, muitas pessoas adquirem poder de voz. Escrevem, escrevem e escrevem.
Falam de tudo e sobre tudo, botam a boca no trombone, dessa "boca no trombone" surgem algumas celebridades como BRUNA SURFISTINHA e outros tão famosos. A democratização desse espaço faz com que a informação seja vista por vários ângulos, mas, infinitas possibilidades de distorção.
Isso não é legal!
Uma espécie e impressa marrom, nociva surge e não há como contê-la, escondidos no anonimato pessoas falam o quer e como querem, e essas coisas são espalhadas através de correntes e outras coisas.
Bem, queria dizer isso porque acho que fiz vitímas essa semana, com minha "imprenssa marrom" não falei nome mas feri pessoas.
Pedi desculpas e tirei o texto do ar, mas não é suficiente, ninguém deve ter lido, mas estou com vergonha dos meus pensamentos.
Então, fiquei pensando nisso...
No quanto uma ética é importante.
As vezes, escondida nesse pseudo-anonimato falo demais. Escrevo demais, penso demais e estrago muita coisa...

Nenhum comentário: