sexta-feira, 4 de abril de 2008

O que te choca?
A população brasileira está chocada com um crime bárbaro que aconteceu no final de semana, uma menina de cinco anos aparentemente foi arremeçada do prédio por seu pai. A história é cheia de contradições e a imprensa ajuda no pré-julgamento do pai e da madrasta da vítima e acusados. O pai já foi condenado pela população, antes mesmo de ir a júri popular. Não estou afim de tomar primeiras impresões pelo medo erro de julgamento, não existe crime perfeito e torço que se culpadores mereçam a pena. Sempre penso que toda maioria é burra e detesto o excesso de cobertura da imprensa, tornam-se abutris que alimentam abutris, de repente, um crime torna-se novela, todos querendo culpados e com tochas prontos para condenar...
Quem disse que a imprensa não tem essa capacidade? Pare e pense, esse crime não virou uma novelinha? Será que não anda substituindo o papel do BBB nas conversas de bar? "Quem matou Isabela?", parece final de novela, né?
O fato é que a imprensa é formadora de opinião e tenho medo disso, tenho medo desses erros de julgamento quando a imprensa por si só já toma suas conclusões, para melhorar reportagens e vender jornais, apresenta mocinhos e bandidos.
Eu ainda não tinha me tocado do tamanho do acontecimento até ver a foto da criança, o seu rosto, seu sorriso e imaginar que ela poderia gostar das mesmas coisas que a bebê que temos em casa, que poderia estar aprendendo a ler ou estar sonhando com o dia das crianças. De repente, poderia ter sido aqui no prédio. Tão próximo, né?
Mas o que te choca? O que faz um crime comover toda uma população? Uma criança aqui na Paraíba foi estuprada e e asfixiada no interior da Paraíba, uma mãe que perdeu seu filho vítima da dengue não pode velá-lo pois o outro está com dengue no hospital, foram as famílias que perderam suas moradias vítima de enchente aqui vizinho, as pessoas que não tem casa e estão morrendo lentamente na rua, sofrendo todo tipo de violência.
Isso não te choca? Tenho que mostrar o rosto de cada um delas? Contar uma historinha, lembrar a todos vocês que essas pessoas tem família? Que foram vítimas de um crime hediondo? Porque eu talvez esteja exagerando (estou). Mas não deixa de ser crime hediondo desviar verbas públicas porque indiretamente, conscientemente há vítimas e não uma, várias! Porque para mim deveria ser crime hediondo e não ter redução de pena (o que já tem) tudo isso. Hediondo deveria ser desviar dinheiro de merenda... Vê a saúde da população como fonte de renda... Não há compaixão em hospitais e médicos que só visam lucro ou uma pessoa que joga seu lixo na rua sabendo que pode virar foco de dengue. Tudo isso, para mim, é um crime. E me diga como eu posso não vê crueldade em tudo isso?
Eu só queria entender o que choca? Não digo que não estou comovida, estou! Mas eu tenho a impressão que toda essa comoção é fato da imprensa estar em cima, é mania voyeux de acompanhar tudo na televisão como se fosse uma novela, é o fato de vê a classe média sofrendo. Porque isso acontece o tempo todo, ninguém se comoveu com a menina de 15 anos que foi marcada a ferro pelo marido ou a menor de idade que ficou presa por um mês com 20 homens numa penitenciária... Por que ninguém fala mais do menino João Hélio? O que houve com os bandidos? Bem, um deles foi liberado! E ai?
Cadê a comoção?
Não desejo para ninguém, nem sequer imagino, a dor dessa mãe. Mas acho que a cobertura da impensa não ajuda, a população está acompanhando tudo como uma novela e a prisão do pai e da madrasta foi só para atender o clamor de justiça. E necessário um afastamento, lembrar que tratam-se de pessoas e não personagens, que ao final de toda essa história prevalecerá o ser humano. E a justiça será feita com ou sem cobertura da imprensa.

Nenhum comentário: